18/08/2015

Razões para sair do sedentarismo

| |

Ooi gente
Pensa em ter uma vida mais saudavel, mas não consegue cumprir  esse objetivo? Vim trazer um assunto muito para ajudar você a começar a se cuidar hoje mesmo.
A falta de planejamento e a expectativa de cumprir metas impossíveis podem acabar com os planos de uma pessoa começar uma vida mais saudável. Mas há formas de evitar isso.


O sedentarismo está entre os dez principais fatores de risco que ameaçam a saúde, não só provoca doenças, como encurta a vida. Uma pesquisa avaliou mais de 200 000 pessoas acima de 45 anos e descobriu que as mais sedentárias tinham duas vezes maiores chances de morrer em um período de três anos do que os sedentários que se exercitavam mais.
 Riscos do sedentarismo
A vida sedentária provoca o desuso dos sistemas orgânicos solicitados durante as diferentes formas de atividade física, os quais entram, consequentemente, em um processo de regressão funcional. Está associado, direta ou indiretamente, às causas ou ao agravamento de diversas doenças, tais como coronariopatias, infarto do miocárdio, hipertensão e doenças cardiovasculares em geral, osteoporose, diabetes, obesidade e até a alguns tipos de câncer, levando à mortalidade prematura.


 É comum que pessoas desacostumadas à prática de exercícios se sintam desmotivadas pouco depois de iniciar alguma atividade - e voltem para o sofá. Em muitos casos, isso acontece por um mau planejamento. São armadilhas comuns escolher uma modalidade com a qual não se identifique, não adaptar os horários dos exercícios à rotina ou traçar metas impossíveis de serem alcançadas. 

 Benefícios da atividade física
A prática de atividade física previne e reduz a incidência de diversos problemas de saúde, como coronariopatias, infarto do miocárdio, hipertensão e doenças cardiovasculares em geral, osteoporose, diabetes, obesidade e até a alguns tipos de câncer, o que implica em maior sobrevida. As atividades físicas melhoram a autoestima e possibilitam maior socialização.

 Como evitar o problema
como recomendação mínima para adultos, a prática de atividades físicas aeróbias moderadas pelo menos 5 vezes por semana, por no mínimo 30 minutos/dia (150 min/semana). Para melhor condicionamento, a orientação básica, para atividades físicas aeróbias intensas, é de pelo menos 3 vezes por semana, em sessões não menores que 20 minutos, mas que totalizem no mínimo 75 min/semana.

 Exercícios para se livrar do sedentarismo

 1. Apostar nas tarefas domésticas
30 minutos de atividade aeróbia moderada podem ser cumulativos durante o dia, desde que feitos em sessões de pelo menos 10 minutos. Por isso, tarefas domésticas com esta duração mínima (lavar roupa/louça, varrer a casa etc.) podem servir para que se atinjam estes 30 minutos recomendados ou até mais.




 2. Andar um pouco mais
Ir a pé em padarias, mercearias etc. não tão distantes de casa são algumas alternativas que podem compor uma mudança de hábitos





 3. Apostar numa bicicleta
Usar uma bicicleta para ir ao trabalho ou para realizar ações como ir à padaria, a mercearias, à farmácia etc.




 4. Caminhar
Geralmente a caminhada é uma boa e simples alternativa, especialmente para iniciantes, cujo nível de condicionamento pode ser impeditivo para atividades mais intensas, além de poder ser praticada nos mais diferentes lugares e ocasiões, sem a necessidade de grandes aparatos.


 5. Dançar
A dança também é uma boa alternativa para quem deseja sair do sedentarismo. Ela pode ser praticada em academias, em escolas de dança ou, simplesmente, em casa. 




 6. Pular corda
Pular corda é uma atividade que pode ser realizada em casa ou ao ar livre. É divertida e ainda queima boas calorias!



         

 7. Subir e descer escadas
Subir e descer escadas propositalmente em casa é uma boa maneira de se exercitar sem ter que ir à academia.
Mas a dica é aderir ao hábito de subir e descer escadas sempre que possível: se você trabalha em um prédio com elevador, evite-o; quando for ao shopping, fuja das escadas rolantes etc.

Então pessoal, e ainda não pratica uma atividade física regularmente, comece a se exercitar aos poucos, nem que seja se empenhando mais nas atividades do dia a dia (como limpar a casa, ir a pé ao trabalho, subir e descer escadas etc.)… Assim, progressivamente, conquistará uma vida mais saudável!

Um beijo

8 comentários:

  1. Venho do agenda dos blogs conhecer seu blog.. adorei.. já estou seguindo.. faço academia desde os meus 13 anos amo.. ñ sei o que e ser sedentária em minha vida e acho que uma caminhada todos os dias ou arrumar casa já ajuda bem.. amei a resenha.. bjs e sucesso!
    www.karinapadilha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela visita!!

      que bom que vx tem uma vida de execícios kk, com certeza pra quem não tem essa vida uma caminhadinha ajuda.
      bjuss

      Excluir
  2. Adorei o post. Sou estudante de Educação Física e tenho como objetivo incentivar as pessoas à prática de execícios físicos, de maneira regular. Que bom que vc também está divulgando essa ideia!
    Beiijos e se quiser conferir meu Blog (mundofitnessdabia.blogspot.com.br) será muito bem vinda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom porque cada vez mais as pessoas não estão ligando para o bem estar do corpo e da saúde, vou visitar seu blog sim adoro esse assunto
      bjuss

      Excluir
  3. Adoreei o post!
    Não sou sedentária, faço exercícios em casa e corro, além das tarefas domésticas rs. Mas realmente é muito importante e faz muita diferença.

    Bjs

    www.nosdivaas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!! è importante pra nós mesma nos cuidar.

      bjuss

      Excluir
  4. Muito bom o post, mas esses dias a vida anda tão corrida que não dá tempo de fazer nada :c Triste
    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é as veses na correria não temos tempo, mas é importante reservar um tempo pra gente.

      bjuss

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© Criando Make - 2015. Todos os direitos reservados. - Criado por: Frany Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo